Como proteger o pendrive contra Vírus

O pendrive é um dos dispositivos portáteis mais antigos que temos. Podemos transportar arquivos de diversos tipos para onde quisermos, sem nenhuma dificuldade. Porém, pessoas de mal também usam destas facilidades; é claro que estamos falando de vírus e malwares.

Antes de começar será necessário que você faça o backup de todos os seu arquivos, dessa forma, você não correrá o risco de perder nada.

Passo 01. Para um melhor comportamento do dispositivo, teremos que formatá-lo. Para fazer isso basta que você vá em “Meu computador”, clique com o botão direito do mouse sobre a unidade do pendrive e selecione a opção “Formatar”.

formatar-pendrive

Passo 02.  Uma janela irá se abrir, em “Sistema de arquivos” marque a alternativa “NTFS”, logo em seguida, no campo “Rótulo do Volume” escreva o nome que desejar atribuir ao dispositivo, observe se está marcado a opção de “Formatação Rápida”, depois é só clicar em “Iniciar”.

formatar-pendrive2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Passo 03. Depois da formatação for efetuada com sucesso, crie uma nova pasta com o nome que desejar dentro do pendrive. De agora em diante os arquivos que você quiser passar para o dispositivo terão que ser guardados apenas dentro da pasta.

Passo 04. Abra novamente “Meu Computador” e clique com o botão direito do mouse sobre o ícone que representa a unidade de armazenamento, logo em seguida vá até “Propriedades”.

td_pendrive-propriedades1

Passo 05. Procure pela guia “Segurança” a seguir por “Editar”.

permissoes-pendrive

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Passo 06. Uma nova janela irá se abrir, na coluna “Negar” marque a caixinha “Gravar”. Feito isso clique em “Aplicar”, se uma outra janela aparecer informando que só o proprietário poderá alterar as permissões, clique em “Sim” e depois em “Continuar”, em seguida clique no botão “OK” das janelas que foram abertas.

permissoes-pendrive1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Passo 07. Lembra da nova pasta que foi criada por você no “Passo 02”, agora vamos fazer a mesma coisa do passo anterior, só que dessa vez não iremos negar e sim permitir. Vá até o seu pendrive e depois sobre o ícone da pasta clique com o botão direito do mouse e em seguida “Propriedades”.

td_permissoes-pendrive2

Passo 08. Na guia “Segurança” clique em “Editar”

permissoes-pendrive3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Passo 09. Marque o “Controle Total” do grupo “Permitir”. Para finalizar clique em “OK”.

permissoes-pendrive4

Conclusão Final

Não há muita dificuldade para realizar esse procedimento. Basicamente você proibiu que qualquer arquivo fosse gravado na raiz do seu pendrive, onde a maioria das vezes os vírus se alojam, porém, você não poderá manipular seus arquivos fora da pasta e sim dentro e o melhor de forma muito mais segura.

Para você entender melhor o que aconteceu, tente passar qualquer documento para a pasta raiz do pendrive, notará que não irá autorizar, em seguida tente transferi-los para a pasta criada no começo do tutorial, perceberá que tudo ocorreu com sucesso.

Pronto! Seu pendrive agora está livre e protegido contra vírus e já pode ser utilizado normalmente, lembre-se que deverá gravar os seus arquivos na pasta criada por você. E não se esqueça de dizer o que achou do tutorial, e caso você tenha outros métodos que não foram citados, compartilhe conosco aqui nos comentários.

 

Fonte: https://www.oficinadanet.com.br/post/13014-como-proteger-o-pendrive-contra-virus

 

Como instalar o Google Calendar Indicator para Ubuntu

O Google Agenda é um serviço muito útil e gratuito fornecido pela Google para os seus usuários organizarem as suas tarefas facilmente, para ter uma integração melhor do Google Agenda com o seu Ubuntu instale o Indicador para Google Agenda.

Abra um terminal com o atalho CTRL+ALT+T e execute os seguites comandos.

1º Passo: Adicione o PPA do Calendar Indicator
sudo add-apt-repository ppa:atareao/atareao

2º Passo: Logo após digite
sudo apt-get update

3º Passo: Instalando o Calendar Indicator
sudo apt-get install calendar-indicator

Problemas com o teclado ABNT2 no Ubuntu

Instalei o Ubuntu 14.04 LTS a uns dias atras, e estava tudo funcionando maravilhosamente, porém parou de aceitar os caracteres especiais, tais como: Acentos e o cedilha.

Tinha configurado para o teclado portugues(brasil) mesmo assim nada do teclado voltar a funcionar. Após pesquisas na internet consegui resolver.

1º Passo: Digite o código no terminal
sudo gedit /etc/default/grub

2º Passo: Depois, localize a linha descrito
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=”quiet splash”

3º Passo: Acrescente esse texto após o texto quiet spash:
8042.nopnp=1 i8042.dumbkbd=1

4º Passo: Terá de ficar assim:
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=”quiet splash 8042.nopnp=1 i8042.dumbkbd=1″

5º Passo: Salve e feche o “Gedit“.

6º Passo: Atualizando o GRUB.
sudo update-grub

7º Passo: Reinicie o sistema e pronto!!!

Se mesmo assim não conseguir tente o código abaixo:
sudo setxkbmap -model abnt2 -layout br

 

Como adicionar e remover PPA no Ubuntu

O que é PPA?

Muitos usuários da tela preta acabam procurando na internet como instalar programa X e se depara com um PPA….o que é o PPA?

PPA significa Personal Package Archive ou então Arquivo pessoal de pacotes. O PPA é útilizado para disponibilizar programas que não estão no repositório do linux. O PPA foi criado pela empresa Canonical, a mesma empresa que mantem o Ubuntu.

Anteriormente para adicionar um PPA era necessário editar manualmente o /etc/apt/sources.list que é onde armazena os repositorios no Ubuntu.

Para encontrar uma PPA é só acessar o site https://launchpad.net/ubuntu/+ppas

Adicionado PPA:

Para instalar o Chromium acessa o site informado, busca por Chromium. você vai localizar o link https://launchpad.net/~chromium-daily/+archive/ppa

Abra um terminal com o atalho CTRL+ALT+T e execute os seguites comandos.

1º Passo: Digite o código no terminal
sudo add-apt-repository ppa:chromium-daily

2º Passo: Devemos atualizar o apt após adicionar uma PPA, digite o código no terminal
sudo apt-get update

3º Passo: Após instalar a PPA, instalamos o aplicativo
sudo apt-get install chromium

Para remover uma PPA

Como disse anteriormente você pode ter instalado uma PPA e a mesma foi indisponivel, com isso gera erro ao realizar apt-get update. Outro ponto é que se não formos utilizar mais uma PPA é interessante remover ela da lista para evitar “sujeira” no repositório.

1º Passo: Realizar a remoção via terminal utilizando a opção -r
sudo apt-add-repository -r ppa:EndereçoDoPPA

2º Passo: Após feito executar o código abaixo
sudo apt-get update

Outra forma de remover é pelo ppa-purge que é um pacote que auxilia a remoção do PPA, removendo todos pacotes instalados desse PPA

1º Passo: Para instalar o ppa-purge
sudo apt-get install ppa-purge

2º Passo: Para remover um PPA com o comando purge
sudo ppa-purge ppa:EndereçoDoPPA

3º Passo: Agora atualizar apt
sudo apt-get update